quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que é auto-imagem?


A Auto-imagem é o conjunto de idéias, conceitos, opiniões e imagens que alguém tem de si mesmo, bem como a imagem que supõe projetar para os outros. O estudo da auto-imagem é relevante para a Psicologia e outras linhas de pesquisa do ser humano na medida em que a imagem que um indivíduo tem de si determina importantes aspectos de seu comportamento, notadamente a forma com que se relaciona com os outros. Por exemplo, pessoas com uma auto-imagem depreciativa tendem a formar mecanismos de defesa para diminuir seu sofrimento psíquico, dentre os quais destacam-se:

  • Buscar insistentemente a aprovação alheia.
  • Competir em diversos contextos no anseio de reverter sua auto-imagem depreciativa.
  • Esquivar-se de interações sociais ou situações novas para não ver sua auto-imagem negativa reforçada.
  • Assumir posturas artificiais e inautênticas na intenção de melhorar a imagem que projetam.
  • Esconder a todo custo seus erros para não sofrer maiores danos à auto-imagem.

Já pessoas com uma auto-imagem distorcida para mais tendem a ser presunçosas, míopes quanto a seus próprios equívocos e predispostas a personalizar excessivamente tudo o que fazem, ou seja, tomam a si mesmas como medida de tudo.

Uma pessoa com auto-imagem realista está mais apta aos desafios da vida e ao bom relacionamento humano, pois seu comportamento é coerente com a idéia que faz de si, o que lhe permite uma autoconsciência mais acurada e assim pode mais facilmente corrigir seus erros e ter satisfação em suas conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário