quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Quais são as regras de convivência que você considera justas em nossa sociedade?


- São básicos o ´obrigado´, ´por favor`, ´me desculpe`. Fazem parte das regras de boa convivência. E é só prestar atenção: se você aborda alguém de forma educada, pedindo ´por favor` e agradecendo, em geral o retorno é o mesmo - observa.

- Um capítulo à parte é o comportamento à mesa. Segurar corretamente os talheres, não colocar a mão na comida, limpar os lábios com guardanapo, manter a boca fechada durante a mastigação, evitar que os alimentos caiam na roupa ou na mesa - e, se isso acontecer, não levá-los à boca novamente - são algumas das regras básicas.

- Apoiar os mais velhos é prioridade. Ajudar a vovó a acomodar-se na poltrona, se oferecer para buscar os óculos vovô, ouvi-los contar pela centésima vez a mesma história, com paciência. Quando a criança é mais velha: ajudar os idosos - e todos com necessidades especiais - a entrarem nos ônibus, a verem o preço de um produto numa etiqueta do supermercado e dizer a quem não consegue enxergá-lo, se oferecer para segurar uma sacola, enfim, tudo que estiver ao alcance.

- Nada de passar na frente na fila nem sair driblando quem está na frente sem pedir licença.

- Ao entrar na casa do amiguinho, por exemplo, criança também pede licença.

- O pequeno deve ser orientado a desde pequeno oferecer algo que vá comer ao amigo no colégio, na pracinha ou aos mais velhos que estiverem por perto.

- Noções de preservação da natureza têm que vir de pequenininho também. E não se esqueça: ensine seu filho a não jogar lixo pela janela do carro ou do ônibus. Caso no seu edifício ou na escola haja coleta seletiva, incentive a criança a participar.

- Mesmo os muito pequenos já andam com celulares por aí. É bom lembrar-lhes que não devem deixar os aparelhos ligados em situações e locais não apropriados. E, importante: ligações, só as estritamente necessárias. Nada de torpedos nem joguinhos durante as aulas.

-Ao espirrar o pequeno deve ter cuidado com quem está por perto, colocando colocar a mão em frente à boca. E, se houver possibilidade, lavar as mãos em seguida.

- Por falar em lavar as mãos é importante fazer a criança saber da necessidade de mantê-las limpas logo após usar o sanitário e antes de fazer as refeições.

Um comentário: